A Secretaria de Saúde do Acre informou ainda na segunda-feira (5) que as doses de vacina contra gripe seriam liberadas para toda a população do Acre, conforme orientação do Ministério da Saúde. Das 22 cidades, apenas Rio Branco continuou com a campanha voltada para o grupo especial até esta sexta-feira (9).

Porém, a diretora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Rio Branco, Socorro Martins, confirmou que a vacina deve ser liberada para o público geral a partir de segunda-feira (12) na capital.

Em Rio Branco, até esta sexta, 42.119 pessoas já foram vacinadas, o que representa 63% do público-alvo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A meta era de que 67.572 sejam atendidas. Os dados devem ser atualizados até o fim da tarde desta sexta, segundo Socorro.

“Nós estamos com 63% de cobertura e estamos buscando todos os dados das unidades para atualizarmos o número. A partir de segunda-feira [12], qualquer pessoa pode tomar vacina”, diz a diretora.

Já no estado, a coordenadora de Humanização, Dora Holanda, diz que 130 mil pessoas foram imunizadas, uma cobertura de 74%.

“No estado, foram 130 mil pessoas vacinadas do público-alvo. A população em geral não entra como cobertura. A gente está com 74% de cobertura. Somente a capital que precisou se organizar e queria esperar a cobertura até hoje [sexta,9]”, finaliza.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, das 60 milhões de dose adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que vacina não se perca por decurso do prazo”, declarou à época.

Fonte: G1