Claudinei Andrade, 75 anos, de Sorocaba, está em viagem com a esposa e se perdeu ao sair para procurar banheiro. Ele tem lapsos de memória e foi encontrado desorientado em uma praça por uma moradora, conta a filha.
Por Eduardo Ribeiro Jr., G1 Sorocaba e Jundiaí

Policial fez contato para avisar que encontrou idoso de Sorocaba que desapareceu em Buenos Aires, Argentina — Foto: ReproduçãoPolicial

O idoso de 75 anos que desapareceu em Buenos Aires, na Argentina, durante uma viagem com a esposa foi encontrado na noite de sábado (16), mais de 24 horas depois do sumiço.

A polícia de Buenos Aires foi mobilizada pela família de Sorocaba (SP) depois que Claudinei Andrade, de 75 anos, desapareceu durante um passeio com a mulher. O idoso foi procurar banheiro em uma farmácia que fica na esquina do hotel em que se hospedaram, na Avenida Roque Saenz Peñe, e não foi mais localizado.

Claudinei desapareceu por volta de 18h de sexta-feira (15) e foi encontrado às 21h de sábado (16), em uma praça, por uma moradora, informou a filha do casal, Stella de Andrade Almeida, de 42 anos.

Ainda conforme Stella, o pai estava desorientado e não comeu durante o período. “Ele tem diabetes, pressão alta, sofreu três AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e tem lapsos de memória”, conta a filha.

“Ele foi procurar banheiro e não achou. A cada comércio que entrava e não tinha, ele ia mais à frente. Ele se perdeu e não pediu ajuda”, diz Stella, que completa dizendo que o pai estava com os documentos.

Dois irmãos da Stella foram até Buenos Aires depois que o pai desapareceu — Foto: Stella de Andrade Almeida/Arquivo PessoalDois irmãos da Stella foram até Buenos Aires depois que o pai desapareceu — Foto: Stella de Andrade Almeida/Arquivo Pessoal
Dois irmãos da Stella foram até Buenos Aires depois que o pai desapareceu — Foto: Stella de Andrade Almeida/Arquivo Pessoal

“Uma moradora desconfiou ao ver um idoso sozinho à noite na praça, aparentando estar desorientado, quando chamou a polícia. Uma policial pegou o documento do meu pai e pesquisou sobre ele, quando achou nas redes sociais que estava desaparecido”, conta.

Foi então que a policial fez contato com a família que conseguiu avisar a esposa de Claudinei. “Graças a Deus ele está bem. Só não comeu nesse período, mas está bem. Dois irmãos meus foram para a Argentina para ajudar ele.”

De acordo com a filha, os pais vão manter o cronograma da viagem e voltam ao Brasil na quarta-feira (20). O Consulado do Brasil informou que acompanhou o caso e confirmou que o idoso foi encontrado.