A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, nesta segunda-feira (17), uma audiência pública para debater sobre o aumento de casos de suicídio. O objetivo é colher fatos concretos sobre suicídio e propor políticas públicas para criação de um comitê de prevenção e combate no estado.

O evento está marcado para as 14h, no auditório da unidade da DPE localizada na Rua 24 de Maio, número 321, no Centro de Manaus. Devem estar presentes professores, pais de alunos, além de movimentos sociais e profissionais da área de saúde mental.

A audiência desta segunda (17) faz parte das ações para criação do comitê intersetorial, que já foi tema de duas outras reuniões da defensoria. O objetivo é que relatos contados sobre casos no Amazonas possam instruir os trabalhos do órgão para implatar a comissão de combate.

Para o defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa do Direitos Relacionados à Saúde, a audiência vai servir, sobretudo, como orientação para os trabalhos futuros.

O defensor público informou ainda que a Defensoria também fará requisições de informações para obter os indicadores de suicídio junto às secretarias de Saúde, Educação, municipal e estadual, e de Segurança Pública.

“O objetivo do comitê será propor políticas públicas de prevenção e combate ao suicídio, fomentar pesquisas a respeito do problema, desenvolver ações e apoiar movimentos sociais nesse sentido”, esclarece o defensor Arlindo Gonçalves.

Fonte: G1