Alunos de escolas de Brazabrantes, Goianésia, Rio Verde e Santa Rita do Araguaia estão entre os representantes da rede

A rede estadual de ensino tem seis estudantes entre os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Acompanhados de seus professores-orientadores, eles disputarão medalhas de ouro nos gêneros Artigo de Opinião, Documentário, Crônica e Memórias Literárias.

As primeiras finalistas foram definidas no final de outubro. No gênero Memórias Literárias, disputam a medalha de ouro a aluna Vitória Lima Gonçalves, do 7º ano da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Cunha Bastos, de Rio Verde, e a professora de Português Viviane dos Santos da Silva Rêgo, que acompanhou a estudante na produção. Elas concorrem com o texto intitulado ‘Das Telas à Vida Real’.

Já em Crônica, Adriely Stefany Ferreira de Lima, do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vila Nova, de Brazabrantes, juntamente com a professora-orientadora Cristiane Silva Ferreira, disputam a medalha com o texto ‘Haja Tampa de Dedo!!’.

Na disputa de vídeo, os estudantes Mell Ribeiro Souza, Tarick Gabriel Almeida de Morais e Gabrielle Carrijo Barbosa buscam o ouro com o Documentário ‘Um Reino a Meus Olhos’. Eles são do Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Santa Rita do Araguaia, e tiveram a orientação da professora Thaís da Silva Macedo.

Em Artigo de Opinião, o representante da rede estadual de ensino é Gilberto Gonçalves Gomes Filho, do Colégio Estadual Jalles Machado. Ele compete com o texto ‘(Des) interiorização do ensino superior: redução de gastos ou ampliação da desigualdade?’, ao lado da professora Patrícia Nara da Fonsêca Carvalho.

Sobre a Olimpíada

Participam da Olimpíada de Língua Portuguesa alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema do concurso é ‘O Lugar Onde Vivo’. A Olimpíada é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Itaú Social e tem coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O concurso objetiva apoiar professores da rede pública na melhoria das práticas de ensino e no desempenho dos alunos em leitura e escrita.

Fotos: Finalistas nos gêneros Crônica, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Documentário.

 

Fonte:jornal.educacao.go.gov.br