A 1ª Feira do Empreendedor do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré reuniu produtos de mais de mil alunos nas dependências da unidade escolar. A atividade é consequência do projeto Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP), promovido nos mês de julho e agosto pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante a realização do JEPP, mais de 270 professores de 19 escolas municipais de Ensino Fundamental I e II foram capacitados sobre educação financeira. Após a formação, o material foi repassado para os alunos em sala de aula, culminando na realização da feira de empreendedorismo.

“Através desta ação nossos estudantes tiveram a oportunidade de praticar tudo o que foi trabalhado em sala de aula. Isso mostra que o projeto de empreendedorismo já é vencedor na Educação do município de Vilhena”, destacou a professora e secretária municipal de Educação Vivian Repessold.

No evento os alunos apresentaram produtos variados idealizados por eles mesmos: desde artesanatos até barracas de comes e bebes. Um robô “Homem de Lata” feito por um grupo de alunos das turmas de 9° ano C e D, chamou a atenção de todos, pois tinha seus movimentos controlados à distância pelo celular.

“O projeto do JEEP para o 9° ano é uma microempresa e nós tivemos a escolha de fazer um mascote. Nossa turma achou interesse fazer um robô. A partir disso, entramos em contato com o pessoal do Sesi, o Serviço Social da Indústria, que prontamente nos ajudou com materiais de robótica. Os meninos trouxeram as latas e a gente fez toda a pintura e montagem da estrutura com peças de montar e motor EV3, próprio para estruturas pequenas assim”, explicou Simone Mücke, professora da turma.

Durante o mês de novembro, outras escolas da rede municipal também já realizaram diversas atividades relacionadas a educação empreendedora.

Semcom