O Concafé tem como objetivo valorizar o trabalho dos cafeicultores e mostrar o potencial da cafeicultura do Estado de Rondônia

O secretário regional do Governo em Rolim de Moura (RO), Adeilso da Silva e o vice-governador de Rondônia, José Jodan, participaram na manhã desta quinta-feira, (19), da solenidade de entrega do prêmio da 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). O prêmio, um trator cafeeiro, no valor de R$ 146 mil, foi entregue para a ganhadora, a cafeicultura Luciana Franklin. O evento aconteceu na propriedade da família Franklin, na linha 152, km 9,5, lado norte, em Novo Horizonte do Oeste (RO).

O Concafé tem como objetivo valorizar o trabalho dos cafeicultores e mostrar o potencial da cafeicultura do Estado de Rondônia.
O Café prêmio, produzido pela agricultora Luciana Franklin, é um café delicado, completo, com aroma floral de jasmim, doce como mel de cana, com sabor de uva e garantiu uma pontuação recorde de 90,42 pontos.

Entrega do prêmio da 5ª edição do Concafé em Novo Horizonte conta com a participação de Adeilso da Silva e José Jodan

Secretário regional do Governo em Rolim de Moura (RO), Adeilso da Silva (ao centro de Camisa xadrez)

“Valorizar os cafeicultores, incentivando novas tecnologias é uma das determinações do governador, Coronel Marcos Rocha. O Concurso premia os cafeicultores, porém, o mais importante é ver nossos produtores apresentando um café de qualidade. As mulheres foram as vencedoras por mais um ano e demonstraram que lugar de mulher é onde elas quiserem. No ano de 2019, a cafeicultora Poliana Perrut de Lima, também do município de Novo Horizonte, foi a vencedora do prêmio no quesito qualidade de bebida, apresentando o melhor café do Estado de Rondônia. Parabéns Luciana pelo prêmio, parabéns aos nossos cafeicultores por fortalecerem a cada dia a nossa agricultura familiar”, destacou o secretário regional, Adeilso da Silva.

Entrega do prêmio da 5ª edição do Concafé em Novo Horizonte conta com a participação de Adeilso da Silva e José Jodan

Para o vice-governador José Jodan, que também é um dos maiores produtores de café do Estado de Rondônia, o Concafé traz de volta a esperança para o pequeno produtor, em apresentar a qualidade do café produzido em sua propriedade. “O Concafé é um evento familiar, onde o produtor apresenta o seu café que é avaliado por especialistas. Quando o produtor investe em técnicas, o café melhora a qualidade, isso significa um lucro maior na safra. Hoje o Governo de Rondônia, por meio da Seagri, Emater e Secretarias municipais de Agricultura tem intensificado as capacitações e treinamentos para os produtores, com novas técnicas para uma melhor produção”, disse.
Prestigiaram o evento: o Secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, Prefeito de Novo Horizonte, Cleiton Cheregato, o coordenador do Concafé, Janderson Dalazen e o gerente regional da Emater, Alexandre Venturoso.

O Concurso é organizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), com o apoio da Câmara Setorial do Café, Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária (Faperon) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Entrega do prêmio da 5ª edição do Concafé em Novo Horizonte conta com a participação de Adeilso da Silva e José Jodan

Fonte: JORNAL INFORONDONIA