Empresas contratam 100% dos candidatos de Ji-Paraná encaminhados pelo Sine

Porto Velho, RO – Na primeira quinzena de julho 100% das pessoas que passaram pelo cadastramento no Sistema Nacional de Emprego do Governo de Rondônia (Sine/RO) de Ji-Paraná conseguiram trabalho fichado. O encaminhamento dos 59 candidatos inscritos no órgão foi direcionado virtualmente às empresas devido à crise pandêmica do novo coronavírus.

No mês de junho, 71% das 67 vagas ofertadas também foram preenchidas. “Esses surpreendentes resultados reafirmam o nosso compromisso de inserir pessoas no mercado de trabalho, mesmo diante do cenário vivenciado de isolamento e distanciamento social”, reflete a chefe do Sine local, Andreia Bastos, executando o trabalho remoto conforme as instruções da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi).

Desde que foi instalada a crise sanitária em Rondônia, com o primeiro caso de coronavírus registrado em Ji-Paraná, em março, o banco de emprego funciona de maneira remota por meio de rede social, aplicativo de mensagens, e-mail e telefone.

“Abrimos grupos de interesse comum no facebook e whatsapp. Por esses dois canais cruzamos os dados das pessoas com as vagas existentes para procedermos aos encaminhados aos empregadores”, explica Andreia Bastos, os mecanismos adotados para ajudar quem precisa de emprego.

SEGURO DESEMPREGO

Atualmente, o Sine mantém uma média de 30 atendimentos remotos por dia. A maior parte dele está relacionada a outro serviço oferecido no órgão: instruções para a solicitação do Seguro Desemprego.

O benefício social pago pelo governo federal ganhou nova plataforma e a solicitação só ocorre mediante sistema virtual. “O novo modelo exige que a pessoa tenha conhecimento de informática. Ajudamos muitas pessoas que ainda não têm esse domínio”. O atendimento virtual no Sine é das 7h30 às 13h30 pelo whatsapp 3416-4856.